Biblioteca

Veja abaixo algumas publicações que podem te ajudar a entender melhor os ODS e a Agenda 2030

Acompanhamento e revisão

Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2015

O Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2015 revela que os 15 anos de esforços para alcançar os oito objetivos estabelecidos na Declaração do Milênio, em 2000, foram bem-sucedidos em todo o mundo, embora existam deficiências. Os dados e análise apresentados no relatório mostram que, com intervenções específicas, estratégias sólidas, recursos adequados e vontade política, até mesmo os países mais pobres fizeram progressos.

Referência: Secretariado Geral das Nações Unidas, 2015

Tags: ODM; mundo; global; monitoramento; acompanhamento; indicadores.

Acompanhamento e revisão

Relatórios Nacionais de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Os Relatórios de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) no Brasil trazem os principais avanços, do período entre 2000 e 2015, nas esferas socioeconômicas no país, com base nos indicadores adaptados pelo Brasil para o acompanhamento dos ODMs.

Referência: IPEA, 2014

Tags: ODM; Brasil; monitoramento; acompanhamento; indicadores.

Processo pós-2015

O Futuro Que Queremos

Versão em português do documento oficial final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20, "O Futuro que Queremos" (Resolução A/RES/66/288).

Referência: Nações Unidas, 2012

Tags: Rio+20, Desenvolvimento Sustentável

Processo pós-2015

Negociações da Agenda de Desenvolvimento pós-2015: Elementos orientadores da posição brasileira

Este documento foi elaborado com o objetivo de orientar os negociadores brasileiros nas discussões do Grupo de Trabalho Aberto sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (GTA-ODS), constituído no âmbito da Assembleia-Geral das Nações Unidas, cujas atividades foram concluídas em julho de 2014. O conteúdo deste documento reúne as contribuições dos 27 Ministérios e órgãos de governo que integram o Grupo de Trabalho Interministerial sobre a Agenda Pós-2015. Também incorpora os comentários da sociedade civil recolhidos nos eventos "Diálogos Sociais: Desenvolvimento Sustentável na Agenda Pós-2015 – Construindo a Perspectiva do Brasil" (Rio de Janeiro, 11/02/2014) e "Arena da Participação Social" (Brasília, 23/05/2014), bem como os insumos de representantes das entidades municipais articulados em oficinas organizadas pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e pelo Ministério das Cidades.

Referência: Ministério das Relações Exteriores, 2014

Tags: política externa; MRE; negociações pós-2015

Processo pós-2015

Introdução à Proposta do Grupo de Trabalho Aberto sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Versão brasileira do do documento final do Grupo de Trabalho Aberto sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (GTA-ODS), “Introduction to the Proposal of The Open Working Group for Sustainable Development Goals”, apresentado em 2014. Essa é uma iniciativa do Centro RIO+ para difundir e incentivar o debate sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável entre os leitores da língua portuguesa.

Referência: Grupo de Trabalho Aberto sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 2014

Tags: ODS

Processo pós-2015

O caminho para a dignidade em 2030: Acabar com a pobreza, transformar todas as vidas e proteger o planeta (EN)

O relatório atende à solicitação da Assembleia Geral ao Secretário-Geral da Nações Unidas, Sr. Ban Ki-moon, de uma síntese de toda a gama de aportes possíveis na Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, como contribuição às negociações intergovernamentais que se seguiram após a divulgação da proposta dos ODS feita pelo Grupo de Grupo de Trabalho Aberto sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (GTA-ODS)

Referência: Secretariado Geral das Nações Unidas, 2014

Tags: Secretário-Geral

Agenda 2030

Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

Texto final da Agenda 2030, aprovado na Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, em Nova York-EUA.

Referência: Nações Unidas, 2015

Tags: Agenda 2030; ODS

Relatórios Agenda 2030 e ODS

Roteiro para a Localização dos ODS: Implementação e monitoramento no nível subnacional (EN)

O Roteiro para a Localização dos ODS foi elaborado pelo Grupo de Trabalho Global de governos locais e regionais, o PNUD e a ONU Habitat para apoiar cidades e regiões a trabalhar com a Agenda 2030. O roteiro não é uma prescrição sobre 'como' fazer; em vez disso, ele abrange uma série de estratégias que podem ser adaptadas aos contextos e necessidades de diferentes cidades e regiões específicas.

Referência: Global Taskforce of Local and Regional Governments, ONU-Habitat, PNUD, 2016

Tags: localização; subnacional; adaptação;

Relatórios Agenda 2030 e ODS

Roteiro para a Localização dos ODS: Implementação e monitoramento no nível subnacional (versão adaptada para o Brasil)

A adaptação em português da publicação “Roteiro para a Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: implementação e acompanhamento no nível subnacional”, é baseada na versão originalmente elaborada pela Força-Tarefa Global de Governos Locais e Regionais, pelo PNUD e pela ONU-Habitat para apoiar cidades e regiões no cumprimento da Agenda 2030. A adaptação contém casos de boas práticas dos organismos da ONU no Brasil sobre a localização da Agenda 2030 no país. O documento foi elaborado pelo Grupo Interagencial da ONU no Brasil para a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Referência: Grupo Interagencial da ONU no Brasil sobre a Agenda 2030, 2016

Tags: localização; subnacional; adaptação;

Relatórios Agenda 2030 e ODS

Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2016 (EN)

Este relatório inaugural global sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é um primeiro informe sobre onde o mundo está no início da jornada coletiva até 2030. O relatório analisa indicadores selecionados do quadro de indicadores globais, para o qual estão disponíveis dados como exemplos para destacar algumas lacunas e desafios críticos.

Referência: Nações Unidas, 2016

Tags: acompanhamento; global; monitoramento

Relatórios Agenda 2030 e ODS

Relatório Global de Desenvolvimento Sustentável (EN)

O que se segue é um resumo executivo do Relatório Global sobre o Desenvolvimento Sustentável (GSDR) de 2016. O GSDR responde ao mandato da Conferência Rio + 20 de contribuir para reforçar a interface ciência-política para desenvolvimento sustentável, no contexto do Fórum Político de Alto Nível sobre o Desenvolvimento Sustentável (HLPF). A preparação do relatório envolveu 245 cientistas e especialistas de 27 países e 20 entidades do sistema ONU.

Referência: Nações Unidas, 2016

Tags: HLPF;

Acompanhamento e revisão

Progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Relatório do Secretário Geral E/2016/75 (EN)

O Secretário-Geral, em colaboração com o sistema das Nações Unidas, foi o responsável por apresentar o 1º relatório sobre o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, durante o Fórum Político de Alto Nível em 2016. O primeiro relatório fornece uma visão global da situação atual em relação aos ODS, com base nos últimos dados disponíveis para os indicadores no quadro global proposto. O relatório fornece informações sobre as metodologias utilizadas para a compilação de indicadores globais, bem como uma visão geral da disponibilidade de dados e os desafios estatísticos.

Referência: Nações Unidas, 2016

Tags: HLPF; acompanhamento; revisão;

Relatórios Agenda 2030 e ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estão se tornando realidade: Histórias de implementação nos países e o suporte da ONU (EN)

Esta publicação oferece um olhar sobre dos primeiros esforços de 16 países para trazer os ODS globais à vida real, e o papel que as Equipes de País das Nações Unidas (UNCTs) desempenham no processo. Ele ilustra como estes países estão começando a integrar a Agenda 2030 em visões, estratégias e planos no nível nacional, subnacional e local. Os esforços dos países incluem a sensibilização do público, o engajamento de diferentes partes interessadas, adaptando os ODS aos contextos nacionais e locais, aumentando a coerência entre os domínios políticos e entre os níveis de governo, avaliando riscos e reforçando os mecanismos de monitoramento e prestação de contas.

Referência: United Nations Development Group, 2016

Tags: implementação; localização;

Indicadores e estatísticas dos ODS

Progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Relatório do Secretário Geral. Informação Suplementar. Anexo Estatístico: dados globais e regionais para os indicadores dos Objetivos

O anexo estatístico do Relatório de Progresso do Secretário-Geral sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (E/2016/75) contém os dados globais e regionais para os indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em alguns dos indicadores no âmbito do proposto quadro global de indicadores acordado na 47ª sessão da Comissão de Estatística das Nações Unidas, em março de 2016, como ponto de partida prático. Os indicadores apresentados são aqueles para os quais já existem dados disponíveis. Este Anexo Estatístico também está disponível (apenas em inglês) no seguinte site: unstats.un.org/sdgs/.

Referência: Nações Unidas, 2016

Tags: dados; indicadores; acompanhamento

Indicadores e estatísticas dos ODS

Classificação dos tiers para os indicadores globais dos ODS, de 21 de dezembro de 2016 (EN)

Este arquivo contém a classificação por tiers dos indicadores globais dos ODS revistos pelo Grupo Interagencial de Peritos sobre os indicadores dos ODS (IAEG-SDGs). Os indicadores foram classificados em três tiers com base em seu nível de desenvolvimento metodológico e disponibilidade de dados. Esta atualização do documento contém atualizações baseadas em intervenções e decisões tomadas durante e após a 4ª Reunião do IAEG-SDGs, realizada em Genebra em novembro de 2016. As mudanças incluem atualizações para a classificação de tiers de alguns indicadores, agências custodiantes e outras agências envolvidas / parceiras.

Referência: Grupo Interagencial de Peritos sobre os indicadores dos ODS, 2016

Tags: dados; indicadores; IAEG-SDGs

Indicadores e estatísticas dos ODS

Estatísticas e indicadores para a agenda de desenvolvimento pós-2015 (EN)

O grupo de trabalho sobre indicadores e monitoramento foi criado pela Task Team das Nações Unidas sobre a Agenda de Desenvolvimento das Nações Unidas pós-2015 para começar a pensar os desafios da concepção de um quadro de monitoramento adequado para a agenda pós-2015. Este documento representa o pensamento coletivo de mais de 50 entidades da ONU e destina-se a apoiar as várias discussões em curso sobre a agenda pós-2015 e a identificação dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Referência: Grupo de trabalho do Sistema ONU sobre a agenda pós-2015, 2013

Tags: estatísticas; dados; indicadores

Indicadores e estatísticas dos ODS

Um mundo que conta. Mobilizando a revolução de dados para o desenvolvimento sustentável (EN)

Este relatório foi preparado a partir da demanda do Secretário Geral das Nações Unidas, pelo Grupo Assessor Independente do Secretariado Geral das Nações Unidas Sobre Revolução de Dados para o Desenvolvimento Sustentável. Este relatório apresenta as principais oportunidades e riscos apresentados pela revolução de dados para o desenvolvimento sustentável. Aproveitar essas oportunidades e mitigar estes riscos requer escolhas ativas, especialmente por parte dos governos e instituições internacionais. Sem uma ação imediata, as lacunas entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, entre pessoas com informação as pessoas sem acesso à informação e entre os setores público e privado irá aumentar, e os riscos de danos e abusos de direitos humanos vai crescer.

Referência: Grupo Assessor Independente do Secretariado Geral das Nações Unidas Sobre Revolução de Dados para o Desenvolvimento Sustentável, 2014

Tags: Dados; Indicadores;

Documentos de apoio

SDG Compass - Diretrizes para a implementação dos ODS nas empresas

O nosso planeta enfrenta desafios econômicos, sociais e ambientais concretos. Para combatê-los, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definem as prioridades e aspirações globais para 2030. Eles representam uma oportunidade sem precedentes para eliminar a pobreza extrema e colocar o mundo numa trajetória sustentável. Os governos de todo o mundo já concordaram com essas metas. Este é o momento para as empresas agirem. O SDG Compass explica como os ODS afetam os seus negócios – lhe oferecendo as ferramentas e o conhecimento para colocar a sustentabilidade no centro da sua estratégia.

Tags: Empresas; Indicadores; Pacto Global;

Acompanhamento e revisão

Acompanhando a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Subsídios iniciais do Sistema ONU no Brasil sobre a identificação de indicadores nacionais referentes aos Objetivos de Desenvolvimento Su

Elaborada pela Força Tarefa do Sistema ONU no Brasil sobre a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a publicação mapeia os principais indicadores brasileiros oficiais já existentes que poderiam servir para o acompanhamento das metas dos ODS a partir de 2016 e identifica as principais políticas públicas relacionadas.

Referência: ONU no Brasil, 2015

Tags: Indicadores; Acompanhamento; Monitoramento; Dados

Plataforma Agenda 2030